Como atender uma pessoa com deficiência intelectual numa repartição pública? Como fazer o acolhimento de uma pessoa com deficiência sensorial numa unidade de alojamento turístico?
As deficiências, sejam físicas, sensoriais ou intelectuais, acarretam dificuldades na interação com o ambiente físico e social.
As pessoas com deficiência (PcD) confrontam-se, frequentemente, com desafios ao nível do acesso aos diferentes serviços (públicos ou privados), alguns dos quais são limitadores dos seus direitos enquanto cidadãos plenos.
Na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, importa que toda a comunidade esteja preparada para responder adequadamente às necessidades específicas das PcD.
É neste quadro que a CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão pretende levar a efeito o projeto “Comunidade Inclusiva”, co-financiado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação. Um ciclo de workshops destinados à capacitação de profissionais de serviços com atendimento ao público para as questões da acessibilidade das PcD, com o seguinte programa:
Ciclo de Workshops “Comunidade Inclusiva – Compreender a Deficiência”
Dia 29 de novembro
Tema: “Atendimento e recepção de pessoas com deficiência física e motora”
Horário: 9h/13h – 14h/17h
Local: Auditório da Junta de Freguesia da Nazaré
Dia 6 de dezembro
Tema: “Atendimento e recepção de pessoas com deficiência sensorial”
Horário: 9h/13h – 14h/18h
Local: Biblioteca Municipal da Nazaré
Dia 13 de dezembro
Tema: “Atendimento e recepção de pessoas com deficiência física e motora”
Horário: 9h/13h – 14h/18h
Local: Biblioteca Municipal da Nazaré
Inscrições até dia 25/11 (1ª data), através de Formulário online
Informações:
T. 262 562 595
E. cercina.comunicacao@gmail.com